Homepage >  News >  Media Coverage >  Text

NOVOPERFIL: O epicentro da inovação sustentável em arquitetura urbana

2024-05-31 Source:NOVOPERFIL


No rescaldo de dois dias de intenso debate e partilha, o NBS Summit Urban Edition encerrou a sua primeira edição “com grande sucesso”, no Super Bock Arena (Porto). De acordo com a organização do evento, que atraiu mais de 500 participantes, “durante dois dias o NBS Summit foi o que prometeu: o epicentro da inovação sustentável em arquitetura urbana.


Reunindo a presença de inúmeros especialistas e líderes internacionais na área da sustentabilidade urbana, o evento proporcionou uma plataforma de discussão e inovação para o futuro das cidades.


Filipe Araújo, vice-presidente da Câmara do Porto afirmou a aposta do município em infraestruturas verdes.


O primeiro dia destacou-se pela presença do vice-presidente da Câmara do Porto, Filipe Araújo, que reafirmou o compromisso do município em reforçar a aplicação de Soluções Baseadas na Natureza (NBS) e infraestrutura verde na cidade. A par deste, Rúben Fernandes, administrador executivo da Águas e Energia do Porto, apresentou aplicações bem-sucedidas de NBS em várias infraestruturas e edifícios na cidade, sublinhando os benefícios significativos dessas iniciativas para a infraestrutura urbana e qualidade de vida dos habitantes.


A presença de oradores como Manno Lammers, Luigi Petito, Paulo Palha e Steven L. Peck foi igualmente relevante, especialmente num momento em que se antecipa a votação da Lei da Restauração da Natureza, vital para a salvaguarda da natureza, reforço da resiliência climática, conservação da biodiversidade e manutenção de uma liderança capaz de assegurara correta gestão ambiental na Europa.


O primeiro dia ficou ainda marcado pelo lançamento oficial da nova marca GREENROOFS pela Associação Nacional de Coberturas Verdes (ANCV), que representa “um marco na busca por soluções inovadoras para a infraestrutura verde e a sustentabilidade urbana”. Essa iniciativa reflete o compromisso da ANCV em “promover coberturas verdes como parte essencial de um futuro urbano ecológico e sustentável”, avança a Associação.


Ambientes urbanos mais verdes e resilientes


A conferência apresentada por Kongjian Yu culminou em uma ovação de pé, que evidencia o profundo impacto das suas ideias.


No segundo dia, o foco voltou-se para exemplos práticos de sustentabilidade urbana em cidades europeias, apresentados por Martin Kostal, Jürgen Preiss e Filipe Araújo. Esses especialistas compartilharam políticas e projetos implementados em Brno, Viena e Porto, oferecendo uma importante análise comparativa e valiosas lições para o reforço e resiliência de cada uma das cidades. A presença dos arquitetos paisagistas Per Malmos e Laura Gatti, juntamente com o arquiteto João Jesus, do atelier portuense OODA, destacou o papel crucial do design na transformação dos centros urbanos, integrando de forma harmoniosa sustentabilidade e contemporaneidade.


Ao longo dos dois dias do evento, as masterclasses de Kongjian Yu e Nuno Brandão Costa foram momentos de destaque, marcados pela profundidade das discussões e pelos insights oferecidos. Brandão Costa, arquiteto portuense, partilhou valiosas reflexões sobre a integração de NBSs na arquitetura urbana, destacando o seu multipremiado Terminal Intermodal de Campanhã como exemplo de uma regeneração urbana bem-sucedida.


Por sua vez, Kongjian Yu, um dos arquitetos paisagistas mais influentes da atualidade, enfatizou a urgência de criar ambientes urbanos mais verdes e resilientes. Ao recuperar exemplos recentes do Dubai e Rio Grande do Sul, Yu apresentou um conjunto de soluções inovadoras capazes de articular as necessidades da paisagem arquitetónica contemporânea com a eficácia e resiliência necessárias para uma equilibrada sustentabilidade urbana. Evidenciando o profundo impacto das suas ideias na atualidade, a conferência apresentada no NBS Summit por Kongjian Yu culminou em uma ovação de pé, inspirando uma nova geração de profissionais a adotar práticas sustentáveis.


No encerramento do evento reforçou-se o compromisso renovado de todos os participantes em impulsionar a transição para um futuro urbano mais sustentável e resiliente. A organização, composta pela Associação Nacional de Coberturas Verdes, Câmara Municipal do Porto e STAGE, manifestou grande satisfação com os resultados desta primeira edição, celebrando o sucesso e antecipando um futuro mais sustentável.



Source: https://www.novoperfil.pt/Artigos/564042-O-epicentro-da-inovacao-sustentavel-em-arquitetura-urbana.html


All comments only on behalf of Internet users
Refresh